quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Panetone: uma sobremesa indispensável na ceia natalina



           Panetone.... tradicional, de chocolate, com brigadeiros e até em potinhos. Pode ser de vários tipos, mas o que não pode é faltar esta guloseima na mesa da noite de Natal. Não é mesmo? E você sabia que esta guloseima pode ter tido uma origem nobre?

 No final do ano de 1395, o duque de Milão, Gian Galeazzo Visconti, resolveu festejar o recebimento de visitantes com a criação de um pão bem diferente, recheado de frutas cristalizadas e uvas passas. Por estar perto da época natalina, o aparecimento do panetone ficou ligado à ideia de comemoração e felicidade. Com as técnicas de fabricação e conservação, o doce popularizou-se no mundo inteiro (alguns até se modificaram), mas na receita original vão os mesmos ingredientes de 500 anos atrás.

Outra lenda afirma que o panetone foi criado por um padeiro chamado Toni, que trabalhava na padaria Della Grazia, em Milão, na época de Ludovico, o Mouro (1452 – 1508).  O jovem padeiro, apaixonado pela filha do patrão, teria inventado o pão doce para impressionar o pai de sua amada. Os fregueses passaram a pedir o “Pani de Toni”, que evoluiu para o “panattón” (vocábulo milanês), e depois para “panettone” (italiano).

Independente da origem é indiscutível como esta tradicional sobremesa virou mania entre os brasileiros. Na Carolina Sales você encontra diversas releituras deliciosas deste amado pãozinho, como o Kit em saquinho com laço de 3 potinhos de brigadeiro (40g cada) de sabores natalinos: Panetone, Rabanada e Nozes. Imperdível!

Vale a pena conferir também o panetone de brigadeiro branco com frutas cristalizadas enrolado em chocolate branco ralado que além de lindo, é delicioso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário construtivo :)